É
comum as pessoas confundirem referencial teórico com a revisão de literatura.
Essas atividades estão interligadas e compõem o projeto de pesquisa, mas são
diferentes. Então, para não confundir alhos com bugalhos, o texto tratará da
diferença entre elas.
A
revisão de literatura refere-se ao levantamento do assunto do tema pesquisado.
Abrange
artigos com resultados de pesquisas, pontos de vista diversificados de autores,
livros técnicos, etc. O levantamento deve cobrir o assunto a ser pesquisado.
Uma forma prática de fazer isso, é levantar os conceitos-chave da pesquisa e,
depois, tratar cada conceito aprofundando nos aspectos etimológicos (origem da
palavra), históricos, evolução, significado atual e mostrar resultados de
pesquisas sobre o conceito.
Por
exemplo, na pesquisa intitulada: "Avaliação formativa nas escolas
particulares de educação básica de Brasília", os conceitos a serem
trabalhados, por exemplo, são:
Avaliação
formativa: o que é avaliação, história da avaliação, tipos de avaliação,
importância da avaliação formativa, resultados de pesquisas recentes que tratam
da avaliação formativa
Educação
básica: o que é, dados gerais sobre a educação básica, legislação sobre
avaliação, relação entre avaliação e repetência na educação básica.
Escolas
particulares: o que é, como surgiram, a importância das escolas particulares,
dados gerais sobre escolas particulares e avaliações.
Brasília:
delimitação do espaço geográfico; características da cidade (econômicas,
sociais, culturais); número de escolas particulares...
Como
se pode observar, os conceitos principais são divididos em várias subcategorias
de assuntos. Evidentemente, pessoas diferentes podem identificar conceitos e
formas de abordagem diferentes, dependendo das leituras realizadas, do grau de
experiência, dentre outros aspectos. Não é uma fórmula exata!
Um
ponto importante da revisão de literatura é que ela será usada na discussão dos
resultados. Isto é, a sua pesquisa mostra o resultado obtido, que deve ser
comparado com aqueles resultados vistos na revisão de literatura. Se o autor
obteve os dados que " 30% das escolas pesquisadas trabalham com avaliação
formativa", ele deve tentar explicar esse resultado, considerando a
revisão de literatura. Por isso, a revisão de literatura deve abranger os
conceitos que constam no objetivo geral, os quais estão relacionados com o
título da pesquisa.
Outro
ponto fundamental é saber escolher o material da revisão. Para tanto, é preciso
considerar alguns critérios, por exemplo:
Autoridade:
quem escreveu o artigo? É pesquisador da área? Conhece bem o assunto? Qual é a
linha de pesquisa do autor?
Tipo
de informação: pode ser informação científica, especializada ou de atualidade.
No primeiro caso, a pesquisa passa pela avaliação de autores da área, por
exemplo, artigos de revistas científicas listadas pelo Qualis. No segundo caso,
as informação é produzida por alguém que entende da área, mas não foi avaliada
pelos pares. Um exemplo de informação especializada pode ser encontrada na
revista Nova escola (especializada em educação); Galileu (ciências) e exame
(economia). Essa informação deve ser evitada nos trabalhos acadêmicos. E, por
fim, as informações de atualidades referem-se àquelas que constam nos jornais,
sites e revistas de atualidades, por exemplo: Veja, Isto é... Da mesma forma,
devem ser evitadas, por não ter validação dos pares. Logicamente, a citação
dessas fontes não invalida o trabalho de pesquisa, mas deve haver muita
moderação.
Atualização:
existem artigos clássicos de cada área, importantes pelo valor histórico e
pelas contribuições. Contudo, é sempre bom estar atento às datas das pesquisas
dos textos citados nos trabalhos. Evite artigos com mais de 7 anos de idade,
com exceção dos clássicos.
Língua:
dê preferência à leitura dos textos em línguas conhecidas, isto porque se corre
o risco de não compreender bem o assunto tratado.
Editoras:
dê preferência para editoras que possuem comissão editorial, por exemplo,
editoras vinculadas às universidades. Algumas editoras comerciais estão
preocupadas com o dinheiro e não com a qualidade do autor.
Pontos
de vistas diferentes: busque sempre pesquisar o assunto amplamente e acessar
pontos de vistas diferentes, assim o seu trabalho pode ficar mais robusto.
Na
revisão de literatura, é comum observar várias citações literais, isto é, tal
qual é apresentada no texto lido. É preferível fazer paráfrases ou resumos dos
assuntos, ou seja, é melhor fazer
citações
indiretas. Isso mostra que o autor foi cuidadoso com o texto! Da mesma forma,
evite ao máximo fazer citação de citação (apud). Só use esse recurso se o texto
original não puder ser encontrado, isso ocorre em casos de textos antigos e
fora de circulação ou em línguas como japonês, chinês, latim...
Nada
de citar vários autores sem tentar comprender os pontos de vista deles.
Relacione (e não liste!!!) os diferentes pontos de vista, descrevendo os pontos
convergentes e os divergentes, levantando hipóteses, identificando
causas/consequências... O texto deve ser convincente e estar bem alinhavado.
Portanto,
revisar a literatura é levantar os conceitos-chave do assunto pesquisado e
relacioná-los entre si, considerando alguns critérios para escolher o material.
O
referencial teórico relaciona-se à seleção do significado de cada
conceito-chave tratado na pesquisa e, em consonância com a linha de pesquisa e
teoria adotadas pelo autor/pesquisador. Trocando em miúdos... Na revisão de
literatura, o objetivo é levantar informações sobre os conceitos. Pode-se
identificar vários autores tratando de forma diferente do mesmo conceito. No
Referencial teórico, identifica-se o significado de cada conceito-chave para a
pesquisa e como estão relacionados entre si. Voltando ao exemplo da pesquisa
intitulada "Avaliação formativa nas escolas particulares de educação
básica de Brasília", deve-se identificar o significado mais adequado à
pesquisa em curso. Por exemplo, "na presente pesquisa, avaliação formativa
refere-se ....". Somente parte da revisão de literatura é usada para
compor o referencial teórico. Sugere-se que o referencial teórico faça parte da
metodologia científica.
Assim,
a revisão de literatura é mais ampla e o referencial teórico, derivado da
revisão de literatura é mais específico.
Fonte: lhttp://kelleycristinegasque.blogspot.com.br/2012/02/diferenca-entre-referencial-teorico-e.html
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